segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Racismo????

Li a pouco na revista placar do mês de julho de 2011 nas páginas 55 e 56 uma reportagem com o seguinte titulo “AH, EU SOU MACACO!” escrita pelo jornalista Sérgio Xavier Filho, que ele cita fazendo menção ao racismo.
Boa parte da reportagem ele conta fatos que aconteceram aqui e no resto do mundo, também conta sobre a história da dupla grenal, mas o que mais chama a atenção é que são as afirmações e os rótulos que ele imprime no povo gaúcho, ele diz que não se ouve falar em branquinho, clarinho, se ele viesse passar um fim de semana no Rio Grande do Sul ele notaria que aqui chamam também de alemão, gringo e piá, e nem por isso este fato é caracterizado racismo ou descriminação. Agora andei procurando o significado de macaco no dicionário e não encontrei nenhuma menção a negro ou pessoa de pele escura (segue ai o link pra quem quiser ver os significados da palavra “macaco” http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=macaco) mas concordo que a palavra pode significar sim um ato de agressão a alguém mas depende da forma que é dita e que é interpretada e isso não fica sendo um fato isolado aqui no RS pelo que sei aqui nunca colocaram fogo em um índio que dormia na parada de ônibus e também não é aqui que em todo momento aparece no jornal que pessoas são hostilizadas e agredidas por serem gays, índios ou negros. Não estou dizendo que aqui isso não exista, em todo lugar do mundo existe, mas se é pra fazer uma reportagem sobre diferenças entre as pessoas deveria ter citado os bambys, é como são chamados os torcedores do São Paulo, os urubus do Flamengo e outros muitos.
Chamar de macaco pode ser interpretado de várias formas, assim como chamar de filho da mãe pode ser interpretado de várias formas. Ou quem sabe se o macaco adotado como mascote do Internacional fosse branco o fato de chamar eles de macaco não seria um ato de racismo, ou melhor podia ser regra que todos mascotes deveriam ser clarinhos.
Mas gostaria de chamar a atenção que aqui no sul pra quem conhece bem não apenas de passagem conhece bem a hospitalidade, respeito e educação do povo gaúcho pra quem não conhece fica o convite pra vir visitar e tirar as suas próprias conclusões.
Quem não pode vir conferir pode procurar um texto escrito pelo Arnaldo Jabor que fala um pouco sobre o povo aqui do sul o texto tem o titulo de “GAUCHOS”. Agradeço a atenção e peço desculpa pelos erros de português.

Nenhum comentário:

Postar um comentário